terça-feira, 26 de novembro de 2019

GRUPO 6 - ANALISE DA BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA POR MEIO DO SISTEMA DE SIGNIFICADOS INTERATIVOS KRESS & VAN LEEUWEN.



O sistema de perspectiva – a escolha do ângulo ou “ponto de vista” por parte do produtor da imagem – pode performar atitudes a grosso modo subjetivas no que se refere à apresentação dos participantes representados.
As imagens objetivas apresentam a imagem da forma como ela é, retratada a partir de ângulos de visão privilegiados, que neutralizam a perspectiva, as distorções de sua exploração e da atitude subjetiva pela qual é construída.
Em termos de ângulo horizontal, as imagens subjetivas podem determinar relações de envolvimento ou de distanciamento com o espectador. No primeiro caso, configura-se o ângulo frontal, porque o plano pelo qual a imagem representada é o mesmo do plano do fotógrafo. Em caso de ângulo oblíquo, os planos da imagem e do fotógrafo não coincidem entre si.
Os ângulos escolhidos podem e expressam asrelações de poder entre os participantes representados e o espectador por meio de angulações verticais. No ângulo elevado, o participante representado parece pequeno e insignificante diante do espectador, atribuindo poder ao espectador. Quando o participante representado encontra-se no nível do olhar do espectador, não há diferenças de poder entre ambos. 
Se o ângulo for baixo, o participante representado aparece como detentor do poder, numa posição de superioridade diante do espectador. 
Com base na categoria analítica proposta por Kress & van Leeuwen, em que se refere a subdivisão “Atitude” previamente exposta nesse capítulo analisaremos a imagem 01 proposta neste trabalho;
A imagem da basílica de Nossa Senhora Aparecida escolhida como campo de observação, no que tange como subjetiva, dá margem a interpretação como um templo imponente opulento e como imagem objetiva representa uma igreja.
Quanto a posição angular, a imagem enquadra-se em um plano ao nível do olhar do espectador que, parece uma tentativa de amenizar a opulência do templo em relação ao seus súditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário