sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Grupo 1: HISTÓRIA - ANÁLISE SEMIÓTICA EM PORTO FELIZ (SP)


Resultado de imagem para porto feliz"


Por Beatriz Rosinha

Fundada em 13 de outubro de 1797, Porto Feliz é um município do estado de São Paulo que se encontra na região metropolitana de Sorocaba. O município que se encontra à margem esquerda do rio Tietê, era chamada de Araritaguaba (termo que significa no tupi “lugar onde araras comem areia”) pelos índios. O primeiro relato do município acontece atraves do registro de uma fazenda em 1693, fazenda essa que originaria um povoado. Historiadores mencionam que em 1693 existia um “porto” próximo as margens do Rio Tietê e que dele partiam expedições para Cuiabá no Mato Grosso do Sul, a grande procura pelas Minas de Ouro faz com que este porto que dava acesso ao sertão mato grossense se torne mais frequentado, e consequentemente, povoado.
Com a expansão da lavoura canavieira Porto Feliz (Araritaguaba) torna-se um dos grandes centros açucareiros da província de São Paulo. Em 13 de outubro de 1797 este povoado seria elevado à categoria de vila e registrado sobre o nome de Porto Feliz, através de um decreto assinado pelo governador da Capitania de São Paulo, Antonio Manuel de Melo e Castro de Mendonça.
O povoado que se encontrava as margens do rio Tietê era, até então, chamado de Freguesia de Araritaguaba e vila de Itu, apenas após conseguir a condição de vila que alcançou sua autonomia. Vilas eram unidades políticas e administrativas quase similares aos municípios, onde existia uma câmera e cadeia. Assim que o decreto foi assinado garantindo a autonomia de Porto Feliz, foi delimitado o território, a ereção de um Pelourinho e a demarcação do terreno para a construção da câmera e cadeia. Este decreto foi um reflexo da insatisfação dos moradores decorrente da distância de léguas a vila de Itu.
Sal, farinha de mandioca, feijão, farinha de trigo, ferro, etc... Toda esta variedade de produtos era exportada por Porto Feliz, devido a sua qualidade portuária, já que a cidade se encontrava na rota do rio Tietê. O governador que havia assinado o decreto que declarava Porto Feliz como uma vila acreditava que devido ao fato de que as mercadorias partiam de Porto Feliz até o Paraná e depois ao Pardo até chegarem ao Paraguai, instauraria uma forte economia e capitania na vila.   

Referências Bibliográficas:

Disponível em: <https://www.portofeliz.sp.gov.br/historia> Acesso em: 01 de novembro de 2019.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Feliz> Acesso em: 01 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário