sábado, 23 de novembro de 2019

GRUPO 3: CONTEXTO HISTÓRICO. A ESTRADA FERRO SOROCABANA A PARTIR DAS VOZES DA GLOBALIZAÇÃO.

Por  Edvaldo Copato Junior


A Estrada de Ferro Sorocabana foi organizada entre 1870 e 1872, com planos de São Paulo até a fábrica de ferro São João de Ipanema em Iperó, passando por Sorocaba. Seus fundadores (fazendeiros, investidores e o empreendedor húngaro Luiz Maylasky) estavam interessados no transporte da produção de algodão da região para a capital da província.

Em 1875, inaugurou sua pequena estação no bairro da Luz e o trecho inicial. Sua linha tronco chegou até a margem do rio Paraná em 1922. Um dos ramais chegou a Bauru em 1905, para ligar-se com a linha da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. O ramal que chegou a Itararé, em 1909, permitiu ligação com a Viação Paraná-Santa Catarina.



Em 1892, houve sua fusão com a Companhia Ituana, cuja linha percorria trajeto de Jundiaí a Itu com ramal até Piracicaba. Em 1904, passou ao controle do governo federal e, em 1905, do governo paulista, que a arrendou por dez anos a um consórcio de investidores estrangeiros. Com a fusão e arrendamento, teve os nomes de Companhia União Sorocabana e Ituana (1892-1907) e Sorocabana Railway (1907-1919). Em 1921, incorporou a Companhia Carril Funilense (Estrada de Ferro Funilense), que operava desde 1899 entre Campinas e Conchal (Pádua Salles).

A Sorocabana, em sua linha principal, não percorria áreas ricas com plantações de café. No entanto, tornou-se uma grande empresa com estações imponentes, oficinas e escolas profissionalizantes. De 1927 a 1936, finalizou o ramal Mairinque-Santos, eletrificado em 1939, que foi a segunda possibilidade de ligação do interior com o litoral por via férrea, além da Santos-Jundiaí.

Naquelas décadas de 1920 e 1930, adotou uma gestão muito controladora e, ao mesmo tempo, paternalista, de seus funcionários, como recurso para aumentar a qualidade técnica do trabalho e também para evitar o crescimento de movimentos sindicais. Em 1971, o patrimônio da EFS passou a fazer parte da Fepasa.

Alguns pontos da linha: São Paulo 1875, Barueri 1875, Mairinque 1897, Sorocaba 1875, Iperó 1876, Boituva 1882, Botucatu 1889, Avaré 1896, Ourinhos 1908, Assis 1914, Presidente Prudente 1919, Presidente Epitácio 1922

Alguns ramais: Iperó 1876, Itapetininga 1895, Itapeva 1909, Itararé 1909, Botucatu 1889, Bauru 1905 Mairinque 1897, Itu 1873, Salto 1873, Indaiatuba (Itaici) 1873, Itupeva 1873, Jundiaí 1873, Indaiatuba (Itaici) 1873, Campinas 1924, Indaiatuba (Itaici) 1873, Capivari 1875, Rafard 1876, Piracicaba 1877, Mairinque 1897, Santos (Ana Costa) 1936

HISTÓRICO DA LINHA

A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS.

Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.


Referencias Bibliográficas:

E. F. Sorocabana. Disponível em: http://museusferroviarios.net.br/antigas-companhias/e-f-sorocabana/. Acesso em: 04 de novembro de 2019.

Estações Ferroviárias do Brasil. Disponível em: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sorocaba.htm. Acesso em: 06 de novembro de 2019.

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