segunda-feira, 25 de novembro de 2019

GRUPO 3 - HISTORICIDADE X ATUALIDADE. A ESTRADA FERRO SOROCABANA A PARTIR DAS VOZES DA GLOBALIZAÇÃO.




Por: Amanda Fidalgo dos Santos.


A estrada de ferro sorocabana é um patrimônio histórico não somente da cidade de Sorocaba, mas sim de toda a região do interior de São Paulo. Construída no dia 10 de Julho de 1875, seu principal objetivo era fazer uma ponte de transporte de algodão e café. Hoje, completando 144 anos, é um dos muitos patrimônios históricos que nos auxiliam a entender toda uma geração passada. 

Uma nova contextualização do espaço físico de um lugar também é capaz de alterar a simbologia por trás de seu uso primordial. Um exemplo disso são os diversos casarões com características coloniais que encontramos pelas ruas de São Paulo, que hoje servem com prédios de serviços sociais - bibliotecas, prefeituras, espaços de inclusão social - mas que, seus fins, quando na criação, serviam para outros propósitos. 

Estação da EFS em Sorocaba, registro de 1949.


O prédio onde se encontra o museu da Estrada de Ferro Sorocabana foi, em 1910, a moradia dos engenheiros responsáveis pela construção da ferrovia. Não somente isso, mas todo o complexo que interligam os trilhos, tiveram uma ocupação que hoje não se encontra mais em funcionamento: Almoxarifado, recepção, estoque, guaritas, dentre outros serviços que eram essenciais para seu funcionamento.

Com o olhar da semiótica, percebemos que tudo aquilo que possui um significado atual, outrora foi visto de uma maneira completamente única baseada nos valores sociais e políticos da época. Não tão somente midiático, ou inteiramente político e lucrativo, mas também pessoal. As pessoas as quais estavam envolvidas na sua construção, os moradores que residiam nas proximidades, funcionários que dependiam da renda vinda dos trilhos do trem. Tudo isso hoje não pode ser entendido, apenas documentado. 


Prédio restaurado da EFS, registro de 2015.

Nós, da geração atual, vemos apenas sua significação histórica e sua importância na cultura e sociedade. Mas sua construção não foi feita pensando na repercussão futura e tão pouco visando criar um museu para futuras gerações. O complexo todo, e cada parte dele, possui histórias que o tempo consegue apagar, pois documentos oficiais não transmitem sentimentos e nem simbologias passadas.

"O descolamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através das extensões indefinidas de espaço-tempo" (Giddens, 1991, p. 29). A citação pode nos dar uma nova visão a respeito do passado e sua estrutura, que com a globalização, sofreu um desencaixe.

Sabendo que uma coisa não pode significar a mesma coisa para duas pessoas distintas, o olhar para o passado não é uma linha reta de concordância social. Cada indivíduo, ao olhar para um determinado ponto, pode ter sua interpretação dos fatos com base na própria vivencia e experiências. Também ocorre o que a semiótica chama de multimodalidade. 

Foto "Aguardando o trem em Sorocaba" - Comendador Gualberto Tenor, sem data


A multimodalidade é todo o modo que uma informação pode ser interpretada, dependendo sempre da subjetividade de sua escrita e do olhar do observador. Portanto, o complexo da Estrada de Ferro Sorocabana, nos dias de hoje, pode representar várias significâncias a quem o admira e estuda. Mas não só isso, pois no momento de sua fundação, também possuía diversas vozes e simbologias para cada um daqueles que participaram ou foram afetados por sua construção.

Estação da EFS abandonada, dias atuais. Registro de 2013 





FONTES: 



Imagem 3 e 4: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sorocaba.htm
(acesso em 25.11.2019 ás 09:55 a.m) 

E. F. Sorocabana. Disponível em: http://museusferroviarios.net.br/antigas-companhias/e-f-sorocabana/.
Acesso em: 04 de novembro de 2019.

Estações Ferroviárias      do Brasil. Disponível em: https://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sorocaba.htm.
 Acesso em: 06 de novembro de 2019.

ROBERTO HOLGADO MUNHOZ, Wilson. Glossário Técnico Ferroviário.
 Disponível em:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/glossario-tecnico-ferroviario/56006.
Acesso em: 06 de novembro de 2019.

MARIA TOMAZELA, José. Estação ferroviária do século 19 é demolida e saqueada em Sorocaba.
 Site. Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estacao-ferroviaria-do-seculo-19-e-demolida-e-saqueada-em-sorocaba,70002950412. Acesso em: 03 de novembro de 2019.

A Sorocabana: Ferrovia-Cultura. Marcio Schimming Dias Lopes. Sorocaba: Prefeitura de Sorocaba, 2012. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DXpnfxS8yyM

Nenhum comentário:

Postar um comentário