sexta-feira, 15 de novembro de 2019

GRUPO 2: A RECONTEXTUALIZAÇÃO. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

GRUPO 2: A RECONTEXTUALIZAÇÃO. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

POR Diego Gato Moreno.

 Recontextualização.

Por meio de consultas realizadas na apostila de Análise do Discurso, julgamos de importância ressaltar alguns conceitos referentes à recontextualização.
A recontextualização é conduzida por discursos, no sentido de que as pessoas estabelecem representações que pressupõem práticas novas, instituições, identidades etc.O processo de recontextualização é um processo ativo de apropriação de novos contextos, nos quais circunstâncias, histórias, trajetórias, posições estratégicas e forças de lutas dentro desse contexto acomodam os elementos da recontextualização que são apropriados, sendo os resultados recontextualizados. A recontextualização constitui, em termos gerais, a forma como um evento social é representado nas diversas áreas do conhecimento, nas cadeias de práticas sociais e nos gêneros.   
(Instituto de Ciências Sociais Campus Sorocaba, p.73).
Dessa forma, entendemos a recontextualização como um processo que se materializa no discurso, este por sua vez, é de fato apresentado por um produtor que, se apropria de acontecimentos, contextos, situações do decorrer de uma sociedade. Isso mostrará as referências utilizadas e a maneira como são apresentadas no discurso.
Para caracterizar a forma como o Santuário de Aparecidinha e a tradicional romaria são representados nos dois materiais selecionados, primeiramente consideremos os pontos abaixo do Diário:
No domingo (8), o segundo de julho, mais de 50 mil devotos que em secular tradição religiosa, reconduzem a venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a seu Santuário de origem ali localizado... (...) A Prefeitura montou um esquema especial de apoio à tradicional Romaria, que neste 2018 aconteceu em sua 119ª edição e está inserida no Calendário Turístico do Estado desde 2009.”
(Diário De Sorocaba, 2018).

A reportagem traz um contexto atual, datada de 2018. É evidente um caráter informacional proveniente do gênero. Contudo, o produtor enfatiza a romaria deixando evidente o lado tradicional que remonta mais de um século.
Como reflexo da relevância do Santuário e procissão, as políticas públicas tiveram que desenvolver trabalhos que garantissem o suporte ao evento.
No artigo sobre o patrimônio de Sorocaba, podemos destacar que, a autora considera a fotografia como essencial no processo de tombamento histórico, pois era uma maneira eficaz de poder documentar o prédio.
Tanto a capela quanto o traçado urbano do pequeno centro histórico de Aparecidinha foram tombados pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio...
(O Patrimônio Arquitetônico De Sorocaba Visto Através Do Acervo Fotográfico Do IPHAN, p.147).

Levando em conta, a forma como o Santuário de Aparecidinha e a romaria são apresentados, percebe-se que os produtores se valem dos discursos de outras pessoas para poder construir o seu próprio discurso, além das fotografias que contextualizam o sentido da informação no passado e em uma situação atual. 

REFERÊNCIAS:
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CAMPUS SOROCABA.




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