terça-feira, 26 de novembro de 2019

Grupo 4- ANÁLISE SEMIÓTICA DO MONUMENTO A BALTAZAR FERNANDES- INTRODUÇÃO

 Por: Wellington Thiago Brisola

   O homem possui diversas maneiras de se expressar e de se comunicar. Ainda que somos constantemente levados a acreditar que só através da fala ou até mesmo da escrita é possível a comunicação, isso não é de fato verdadeiro. Um exemplo disso é a arte em geral que nem sempre utiliza a fala e/ou a escrita, mas, ainda assim, seja através de imagens, formas, cores, sons, etc. há uma linguagem e uma comunicação.
Hoje em dia estamos cercados de códigos, sinais, imagens, logos, luzes, sons, etc. todos esses estímulos são representações que querem nos passar uma mensagem. Nesse sentido propõe os estudos de Kress e van Leeuwen (1996) na área da semiótica social que a linguagem ocorre também através das imagens. Em sua obra “A gramática do design visual”, na obra Reading Images, os autores pretendem mostrar que as estruturas visuais produzem significados assim como as estruturas linguísticas.
  Nessa perspectiva de produção de significados esbarramos no conceito de Multimodalidade que, segundo Jewitt (2011), é quando a representação e a comunicação ocorrem através de múltiplos modos e todos esses modos contribuem igualmente na produção do significado. Ou seja, em uma imagem publicitária, por exemplo, não podemos considerar que só as palavras escritas contidas nela são as únicas responsáveis pela construção do significado, até porque existem imagens publicitárias que nem palavras escritas possuem, mas tudo ali presentes nela como cores, layout, as imagens, etc. contribuem juntamente para criar a mensagem. 
Seguindo os conceitos de Kress e van Leeuwen (1996) e Jewitt (2011) tomaremos como objeto de observação e análise em nosso trabalho um atrativo cultural da cidade de Sorocaba, o monumento a Baltazar Fernandes, fundador da cidade.  Como base da análise teremos os Significados Interativos conceitos de Kress & van Leeuwen (1996) que são Investigações detalhadas para descrever recursos semióticos, funções e sistemas de múltiplos modos. Tais conceitos são:  O contato (contact), que analisa a “linha do olhar” dos participantes. A Distância Social (social distance), que está relacionada com o enquadramento da imagem. A Atitude (attitudes) que se dá através do sistema de perspectiva, que é a seleção de um ângulo ou “ponto de vista” por parte do produtor da imagem.
   Como nosso objeto de análise se trata de um monumento, trabalharemos também a comunicação visual sob a Teoria da Semiótica Social e da Gramática Visuais aplicada à tridimensionalidade segundo Van Leeuwen (2005).

FONTES:

Jewitt, Carey. The routledge handbook of multimodal analysis. London:
Routledge, 2009.

KRESS, Gunther. VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. London & New York: Routledge, 1996.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London/New York: Routledge, 2006.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics London/New York: Routledge, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário