terça-feira, 26 de novembro de 2019

GRUPO 6 - ANALISE DA BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA POR MEIO DO SISTEMA DE SIGNIFICADOS INTERATIVOS KRESS & VAN LEEUWEN.


Contexto histórico


 
Basílica de Nossa Senhora Aparecida”.

             A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo.
              É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
              É a maior catedral do mundo, visto que a Basílica Vaticana não é uma catedral. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário.
             Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas pelos romeiros.
Já recebeu a visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
             O santuário é visitado anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.
             Em 2017, o santuário registrou 13 milhões de visitantes, o maior de sua história.



O Projeto

          A Basílica Nova é a terceira igreja que foi construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A primeira foi iniciada em 1741 e inaugurada a 26 de julho de 1745, a segunda foi iniciada em 1844 e inaugurada em 24 de junho de 1888.
           O Santuário Nacional de Nossa Senhora é dirigido e administrado pelos Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor, desde 1894.
            Em meados da década de 1940, os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, perceberam a necessidade de se erigir um novo templo para devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas.
          Dessa necessidade, surgiu a ideia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica.
         Benedito Calixto Neto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega.
          Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta levou ao Vaticano o projeto da, então, futura basílica, que foi julgado como brilhante pela comissão examinadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário