terça-feira, 26 de novembro de 2019

GRUPO 5 - Jardim Iguatemi, Sorocaba e a análise do discurso


DESENVOLVIMENTO
A teoria de recontextualização defendida por Fairclough torna-se semelhante aos aspectos da teoria de Poster das reconfigurações. Podemos analisar de acordo com os estudos das teorias em questão e o tipo de adaptação do discurso utilizado nesse trabalho que ao passarmos o discurso falado ao discurso escrito, tendo em vista que não se torna possível passar todos os traços do discurso, como a entonação da voz em determinados momentos afim de enfatizar algo com certeza maior, ou modais que expressam a fala de uma pessoa que viveu e pertenceu a outras épocas diferentes da atual que vivenciamos. Também o fato de que o discurso falado é único e desperta certa emoção a aquele que atinge, traz também maiores elementos para que seja possível a criação do cenário ali descrito mentalmente.
Sendo assim o discurso passa a ser mais complexo, pois na forma escrita torna-se mais formal, sendo usadas palavras dentro da norma padrão culta e perdendo assim os traços culturais, os aspectos temporais e transformando um discurso com traços de fala de outra época em um discurso atual.
Em relação às imagens a recontextualização pode ser indicada se compararmos por exemplo duas imagens do mesmo lugar, uma atual e uma mais antiga, será possível analisar que os elementos serão diferentes, assim como a qualidade e o tipo de imagem, trazendo um novo sentido a ela e um novo significado.

Até alguns anos atrás, os teóricos da comunicação definiam como mídia de massa apenas a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão. No início da década de 90, os sistemas eletrônicos interativos baseados em computação e telefonia eram definidos como mídias emergentes, mas, atualmente, a internet já é tratada como uma nova mídia de massa. A rede de computadores que forma a internet saiu das redes de pesquisas de universidades e outras instituições para se tornar um sistema de comunicação que abrange expressivas parcelas da população em grande parte do mundo, o que a transformou em parte da cultura de massa.


Poster (2000) defende que os sistemas de comunicação eletrônica sejam tratados como linguagens que determinam a vida social de todos os indivíduos nos eventos sociais, econômico, políticos e culturais. A sua tese geral concentra-se na forma como a informação circula e a ela atribui a responsabilidade pela reconfiguração da linguagem. Atualmente, os sistemas de comunicação eletrônica são considerados linguagem determinantes na vida dos sujeitos e dos grupos sociais e, segundo Poster, os meios e as formas de comunicação determinam as relações de poder e de dominação nas sociedades contemporâneas. (p.15)

Na fala de Dona Miriam, ela tenta fazer algumas associações com o que viu e o que a entrevistadora viu, tentando achar pontos em comum de imagens que ambas possam ter visto para criar uma figura imaginária de um antes e depois sem muitas fotos ou referências que dão a segurança de que o interlocutor entendeu o enunciado e o que ele representa.
Particularmente Fairclough (2003a), para explicar como é construída a representação do significado, emprega a palavra mediação com o propósito de marcar o movimento do significado de uma prática social a outra, assim como de um evento a outro ou de um texto a outro, o que forma um processo discursivo complexo. Esses processos, por sua vez, ocorrem em redes de textos, sujeitas a transformações em seus contextos sociais e culturais, podendo também se tornarem agentes de mudanças nas diferentes redes ou domínios sociais da linguagem. (p.17)


Consideramos também que Fairclough (2006), ao trazer a globalização para o centro da discussão, defende a ideia de que o discurso representa a globalização porquanto contribui com informações para a sua melhor compreensão. (p.22)
Então, com o advento da globalização, cada vez mais se fortalece uma inovadora prática discursiva – a recontextualização do discurso-, denominação atribuída por Fairclough (2006) ao processo discursivo pelo qual textos específicos incorporam outros textos ou agregam seletivamente práticas sociais, discursos, gêneros e estilos que com eles se relacionam por meio da (de) locação e da (re) locação. Com suas pesquisas, Fairclough (2006) concluiu que as mudanças nas práticas discursivas ocorrem principalmente por meio da recontextualização, que se expressa por intermédio de um hibridismo intertextual e interdiscursivo, presente em elementos recontextualizados que estabelecem novas articulações discursivas, às quais adjungem outros elementos de discursos já existentes. Esses, por sua vez, transformam-se em novos modos discursivos, agregados aos novos gêneros e estilos do discurso. (p.23)
A comunicação de massa tradicional pressupõe uma difusão um-para-muitos unidirecional dos órgãos de comunicação para a sociedade, enquanto a convergência dos meios digitais através da internet permite também a comunicação um-para-um, muitos-para-um ou muitos-para-muitos através de e-mail, grupos de discussão em websites e sistemas de chat

Após esse recorte sobre discurso e globalização, retomamos novamente ao ponto de vista de Poster (1996), que defende que a linguagem, para se reconfigurar em quaisquer práticas discursivas, deve refletir as mudanças decorrentes dos usos dos media na comunicação, os quais contribuem para estabelecer, divulgar e reproduzir ideologias, capazes de sustentar ou de manter desigualdades e injustiças sociais, além de revelar as relações de poder presentes no discurso, aspecto também defendido por Fairclough (1989) (p.23)

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