sexta-feira, 15 de novembro de 2019

GRUPO 2: A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

Grupo 2: A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

Por Diego Gato Moreno.


Representação dos Atores Sociais.

Para entender e descrever de uma melhor forma o papel dos atores sociais, tomamos por base algumas explicações de Neiva Maria Machado e Josenia Antunes Vieira, que trazem em seu artigo “Representação dos Atores Sociais no Discurso de Marcas”.
De acordo com os estudos de Van Leeuwan (2008) as autoras revelam que: 
... a exclusão, importante para a análise, pois todas as práticas envolvem um conjunto de atores sociais que podem ser inseridos ou excluídos do texto (linguístico). Os atores que podem ser tratados de forma genérica ou especifica, como uma classe de indivíduos ou de formas genéricas como pessoas comuns.
(SOARES E VIEIRA, A Representação Multimodal dos Atores Sociais no Discurso de Marcas,2013, p.250)


Dessa forma, percebe-se a importância de categorias, exclusão e inclusão que, descrevem o papel dos atores envolvidos no texto.
Em “Representação dos Atores Sociais“, artigo voltado aos estudos semióticos, Marcela Souza Torres nos explica algumas características dos atores e se baseia em teoria para demonstrar que eles “podem ser includentes e excludentes para servir interesses e propósitos em relação aos leitores a quem se dirigem” (van Leeuwan,1997 apud TORRES, 2000, p. 135).
A partir de outro trecho vemos que os atores podem ser considerados “empurrados para segundo plano.” (van Leeuwan,1997 apud TORRES, 2000, p.135).
Com material disponibilizado para concluir esta atividade, e abordando a apostila de estudos da Análise de Discurso Crítico (ADC) entendemos a construção de sentido em textos multimodais inseridos em diversas práticas sociais e, o sentido do texto deve ser investigado de acordo com elementos visuais que evidenciam certa ideologia. Portanto, os textos quando transformados em discurso revelam uma intencionalidade de quem os produz, com intuito de atingir dado público.
Como anteriormente foi realizada uma análise voltada para o visual, ou seja, as duas imagens, uma do Diário de Sorocaba e outra, artigo relacionado ao IPHAN, o conteúdo a seguir visa trechos dos dois materiais em pauta, com a intenção de mostrar a forma como são tratados os atores. Assim, procuramos estabelecer a representação dos atores entre a imagem e a palavra.
A seguir trechos do Diário de Sorocaba:
Este é o segundo ano que dom Julio participa da tradicional manifestação de fé do povo sorocabano, que ano passado também acompanhou a pé como simples romeiro entre os milhares de romeiros.
(Diário De Sorocaba, 2018).
Observamos outros atores que não se encontram na imagem da reportagem. Também notamos atores coletivos “povo sorocabano” e “romeiros” que dão ar de grandeza ao evento religioso: “frota reforçada para o  transporte dos romeiros na ida e volta do bairro” (Diário De Sorocaba, 2018).
Medidas fotão tomadas para garantir a segurança dos “romeiros” durante o trajeto da procissão.
Ao comparar os atores presentes na imagem e na estrutura do texto, neste último são acrescentados vários outros atores, pois a intenção é retratar a romaria em si. Além disso, ocorrem muitas informações com objetivo de auxiliar o público leitor da matéria. A foto, por sua vez, é entendida como meramente ilustrativa, tendo em vista que o objetivo central da matéria é falar sobre a romaria do bairro de Aparecidinha. 
Outro ponto que reforça essa afirmação é encontrado no sentido de não haverem menções do homem que anda na rua em frente ao Santuário, uma cena da foto. Sendo assim, esta pessoa é um ator excluído, colocado em segundo plano, pois não condiz com o intuito principal imposto pelo produtor.
Com relação ao artigo acadêmico do IPHA, Claudia, a produtora do mesmo exibe algumas informações que foram adotadas na conclusão de sua pesquisa, destacamos as seguintes partes:
A capela de Nossa Senhora Aparecida... Foi documentada em setembro de 1949 por Germano (...). Assim narra Aluísio de Almeida o surgimento dessa capela...
(O Patrimônio Arquitetônico De Sorocaba Visto Através Do Acervo Fotográfico Do IPHAN, p.147).

A partir do exposto acima, notamos outros sujeitos do texto escrito que não podem ser percebidos no texto visual, novamente, as pessoas da fotografia do IPHAN são excluídas, postas em um segundo plano, por não haver menção delas no texto escrito.

REFERÊNCIAS:

SOARES, N. M. M; VIEIRA, J. A. A Representação Multimodal dos Atores no Discurso de Marcas. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/download/14530/13202. Acesso em: 21 out. 2019.

TORRES, M. M. A Representação dos Atores Sociais. Disponível em: https://googleweblight.com/i?u=https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/230961&grqid=8lgxiKI4&s=1&hl=pt-BR&geid=1084. Acesso em: 21 out. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário