sexta-feira, 15 de novembro de 2019

GRUPO 2: CONSIDERAÇÕES FINAIS. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

GRUPO 2: CONSIDERAÇÕES FINAIS. SEMIÓTICA SOCIAL. SANTUÁRIO DE APARECIDINHA.

POR Diego Gato Moreno, Emily Paulino, Nadine Russo e Rebeca de Souza.

Considerações Finais.

Tendo em vista que a questão social é de grande representatividade para a Semiótica Social e multimodalidade, apresentamos uma breve introdução ao contexto histórico da cidade de Sorocaba e do bairro de Aparecidinha, local onde se baseia o intuito central da pesquisa. Com isso entendemos a relevância que, o tropeirismo exerceu na constituição do que hoje observamos no antigo Santuário de Aparecidinha.

Com as pesquisas realizadas na intenção de abordar a Semiótica Social, com uma visão relacionada para a teoria da multimodalidade, compreendemos que esta, tem como foco considerar todos os modos semióticos na composição de um texto. Assim, os movimentos, as cores, imagens, sons, palavras e entre outros, são elementos analisados no âmbito de textos multimodais que também incorporam a partir da combinação desses elementos uma linguagem híbrida cada vez mais observada na atualidade. 

Os significados devem ser interpretados ao levar em conta uma série de fatores, pois o sentido, as regras são moldadas a partir de interações sociais, conforme apontam Kress e van Leeuwan, em uma concepção da Gramática do Design Visual.

Diante das análises das fotografias do Santuário de Aparecidinha, através da perspectiva da Semiótica Social, bem como os significados interativos, a multimodalidade e a Representação dos autores Sociais, auxiliaram no desenvolvimento de estruturação do sentido das imagens.

Para isso, juntamente com o contexto histórico de Sorocaba e do bairro de Aparecidinha, apresentados neste trabalho, contribuíram para o entendimento significativo da importância histórica do Santuário de Aparecidinha. 

Quanto aos aspectos dos significados interativos, em Contato, as imagens apresentadas, encontram em Oferta, na qual, estas são sujeito do olhar, pelo fato, do objeto apresentado ser observado pelo espectador. Em Distância Social, as fotografias de o diário de Sorocaba e de IPHAN, são apresentadas com certo distanciamento em relação ao observador. Também, em Atitude,  revela que a foto do IPHAN é objetiva e do Diário subjetiva, dados o gêneros de publicação e temas abordados no texto linguístico que são distintos. Dessa maneira, os atores de ambas as imagens são considerados excluídos.

Ainda é importante ressaltar a questão do contexto em que:

A multimodalidade parte da posição de que todos os modos, como o falado e o escrito, constituem-se de um conjunto de recursos semióticos, e os modos e os recursos envolvidos são determinantes de significação. A escolha dos modos semióticos não é aleatória, assim, a cada época as pessoas podem selecionar aqueles que cumprem os propósitos exigidos para a comunicação. No contexto social cultural atual, as novas mídias convergem no sentido da usual idade de infinitos modos semióticos para atrair leitores, consumidores e seguidores.  
(SORES E VIEIRA, A Representação Multimodal dos Atores Sociais no Discurso de Marcas, 2013, p.238).

Podemos então, enquadrar esta citação no sentido da recontextualização. O produtor que realiza um texto o faz porque tem uma intenção, um propósito e um determinado público. Os significados são dotados de certa ideologia que podem ou não serem observadas a partir da análise multimodal. O texto do Diário é de gênero jornalístico e por isso concentra intenções midiáticas, passando várias informações sobre os acontecimentos que transformaram a maneira de lidar com a segurança, horários e transporte público nas adjacências do bairro. Claramente, tem seu público leitor que deseja ser informado das situações referentes à romaria naquele momento.
No texto linguístico relacionado ao IPHAN, percebemos a inserção de sujeitos não condizentes para com a fotografia. Um artigo científico possui características próprias que consideram pesquisas teóricas. Neste sentido, a produtora do artigo, Claudia Reis, usa fotografias e dados de outros pesquisadores para promover seu trabalho. A intenção é legitimar os fatos descritos na pesquisa.
Contudo, observamos que o visual faz cada vez mais parte da abordagem nos textos cotidianos, e presentes no sistema online, no qual podem ser visualizados por milhares de espectadores. Ao consorciar o linguístico com o visual, os produtores de textos tem a intenção de aproximar a construção de sentido da realidade.
Por se tratar de um patrimônio histórico, e segunda igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida no território nacional, o antigo Santuário de Aparecidinha é sempre retratado em textos e discursos que mostrem assuntos relacionados a crença da sociedade. 

REFERÊNCIAS:



SOARES, N. M. M; VIEIRA, J. A. A Representação Multimodal dos Atores no Discurso de Marcas. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/download/14530/13202. Acesso em: 21 out. 2019.

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